A pandemia e o papel da universidade no território

A pandemia e o papel da universidade no território - Uma perspectiva social, econômica, ambiental e sanitária.


No fim de 2019 surgiu o SARS-Cov-2, o novo coronavírus também chamado - COVID-19.  Se tratando de um vírus sua disseminação foi rápida, de pessoa a pessoa e se espalhou mundialmente. Diante desta situação vários serviços foram interrompidos e a população menos abastecida foi a que sofreu mais impactos. 

A desigualdade social e econômica no Brasil é uma realidade eminente e durante a pandemia pôde ser percebida de maneira bem explícita. Um exemplo é em relação ao desemprego, quando foi ativado o programa do governo (auxílio emergencial) percebeu-se que a distribuição entre a população não foi de forma unânime. Muitas pessoas aptas a receberem o auxílio não foram contempladas, contrário a muitas que receberam. Outro fator é em relação a educação onde muitos indivíduos foram prejudicados com a paralisação das aulas e parte da população com melhores condições financeiras prosseguiram por mediações tecnológicas.

Um outro exemplo de desigualdade ocorrida no Brasil é a questão sanitária. São muitos os bairros que não possuem saneamento básico e isso é um problema no contexto pandêmico devido ao grau de risco de contaminação por coronavírus e outras endemias. Vale ressaltar também que grande parte dessa população é de negros que consequentemente são o grupo de mais infectados pelo vírus no Brasil. Se houvessem mais localidades com bom saneamento os leitos não seria ocupados por pacientes infectados de outras doenças como: febre tifóide, amebíase, hepatite A e até doenças causadas por mosquitos como o Aedes aegypti. Isso poderia economizar recursos que foram utilizados para a construção de leitos provisórios e o atendimento de pacientes com covid-19 seria prioridade nos hospitais.

A crise ambiental é mais uma problemática de importância neste período. Percebeu-se o aumento de materiais plásticos na produção de EPI’s (equipamento de proteção individual) necessários para a proteção e o combate ao covid-19. A situação é que o descarte destes materiais em maioria é feita de forma inadequada e contribui para a poluição do solo, dos rios e mares, atingindo os humanos e diversos animais. Ainda neste tópico outro fator que implicou na poluição foi o crescente consumo de alimentos que em grande quantidade é de produtos industrializados e que também tem o mesmo destino dos EPI’s.

Certamente as ações governamentais deveriam estar mais atentas a essas questões evitando os agravos que se expandem cada vez mais. Mas em meio a esses problemas a universidade é um órgão que pode tomar partido de algumas situações.

A universidade Federal do Sul da Bahia depois de alguns meses de paralisação retornou com sua programação de forma bastante inclusiva. Os estudantes com pouca ou nenhuma condição financeira para prosseguir com aulas remotas foram contemplados com auxílios que viabilizaram o retorno a suas atividades de forma segura. Entre estes, auxílio financeiro e notebooks. 

A solução para as outras problemáticas como a crise sanitária pode contar com a ajuda da universidade na criação de projetos que viabilize ações do governo e também a sociedade. A extensão universitária é responsável nessas mediações que envolvem a comunidade universitária e a sociedade ao seu entorno.

É de grande importância também que a universidade realize palestras, campanhas e cursos abertos à comunidade incentivando o consumismo consciente e o descarte correto do lixo. Além de programas de recolha de materiais recicláveis em pontos de coleta seletiva em comunidades evitando mais impactos ao meio ambiente.


Segue abaixo uma produção do componente curricular em contexto a esse assunto:







Referências:

BAUMAN, Zygmunt. A riqueza de poucos beneficia todos nós?. O quanto somos hoje desiguais?Rio de Janeiro: Zahar, 2015.p. 15 - 17. 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. O que é COVID-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid Acesso em: 23 de set. 2020.

PORTAL EDUCAÇÃO. A crise ambiental Planetária. 2 jul. 2020. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/a-crise-ambiental-planetaria/16301 Acesso em: 23 de set. 2020.


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