O problema chamado: AQUECIMENTO GLOBAL



Ao longo dos tempos o clima no planeta terra vem sofrendo mudanças climáticas que impacta no seu funcionamento. Antigamente, os fenômenos naturais eram os únicos vilões no processo do aquecimento global e atualmente é creditado por muitos cientistas que as atividades antrópicas (ações realizadas pelo homem) sejam o principal fator.

De acordo com o ministério do meio ambiente as temperaturas médias globais de superfície são as maiores dos últimos cinco séculos e aumentou cerca de 0,74ºC nos últimos cem anos. Medidas globais como a 21º conferência das partes (COP21) de Paris realizada em 2015 promete trazer possíveis soluções para a causa. Aprovado por 195 países objetiva a adoção de um acordo que visa o controle nas mudanças de temperatura, combatendo assim as drásticas mudanças do clima. 

O problema é evidente e já pode ser percebido diante das crises ambientais que ocorrem a anos. O documentário do Greenpeace (mudanças do clima, mudanças de vidas, 2006), famosa ONG ambiental, deixa bem explicito ao mostrar os desastres ambientais ocorridos no Brasil:

O furacão Catarina na região sul do Brasil em 2004.

Elevados períodos de estiagem que causa problemas na agricultura e na pecuária.

Falta de abastecimento de água potável.

Tempestades causando inundações.

O efeito estufa é um fenômeno natural responsável pela manutenção da vida no planeta terra possibilitando assim a existência da mesma. Os gases do efeito estufa ficam retidos na atmosfera formando uma camada que permite a passagem de raios solares e a absorção de calor. Deste modo, mantem-se a uma temperatura adequada. O problema é quando esse processo é impulsionado pelas ações humanas aumentando a emissão de gases como o metano, CO (monóxido de carbono) e sobretudo CO² (dióxido de carbono) oriundo das queimas em industrias e das emissões provenientes de automóveis. 

De acordo com a grande corporação britânica BBC, os Estados Unidos e a China são as superpotências industriais líderes em emissão de CO². Conforme as pesquisas de 2019 o Brasil está ocupando a 14º posição no hanking de países que contribui para essa causa. 

Albert Arnold “Al” Gore é um jornalista, ecologista, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e uma figura importante na defesa da diminuição dos gases do efeito estufa. Na sua obra “uma verdade inconveniente, 2006” é abordado de forma bem critica os efeitos já causados pelo aquecimento global e o que ainda promete acontecer se não forem tomadas medidas. Através de suas palestras ele busca mudar a visão e os hábitos da população diante dessa problemática eminente. Um dos problemas ambientais ressaltados por Al Gore é o derretimento das calotas polares que afeta o mundo como um todo acarretando na elevação do nível do mar, isso pode ser um problema ainda maior para as regiões litorâneas que podem deixar de existir.

A origem das emissões de gases do efeito estufa provem de variadas atividades humanas:

A agricultura no manejo de plantios que realiza queimas em pastos e no uso de fertilizantes.

A pecuária no tratamento de dejetos. 

Meios de transporte que utilizam combustíveis fósseis (gasolina e gás natural).

Descarte e tratamento de lixos sólidos. 

Desmatamento e degradação de florestas, e também o caso sempre recorrente do pantanal e da Amazônia com queimadas derivadas de ações não naturais.

Produções em industrias.

Muito se discute quanto as soluções para prevenir e preservar o meio ambiente e quais as atitudes que possam mudar a essa trajetória. A mudança de hábitos de um indivíduo possivelmente não impedirá diretamente que as temperaturas continuem em constante elevação no planeta, mas certamente irá gerar um impacto positivo, mesmo que de forma indireta.

Você pode tomar uma iniciativa hoje mesmo! Comece por atos simples como:

Fazendo a seleção de lixo orgânico e inorgânico, se existir pontos de reciclagem descarte os materiais em suas lixeiras correspondentes.

Se puder realize trajetos a pé ou vá de bicicleta. É bom para o mundo e para sua saúde.

Procure usar recursos sustentáveis como sacolas biodegradáveis ou aquelas retornáveis, fazer um consumo mais consciente da energia elétrica e reduzir o uso de materiais plásticos.

Opte por comprar produtos orgânicos dispensando os industrializados e adquira de preferência no mercado local favorecendo o mesmo.

Por fim, incentive outras pessoas a fazerem a mudança.






Referências: 

BRASIL. Ministério do meio ambiente. Efeito estufa e aquecimento global. Disponível em: https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global Acesso em: 21 de set. 2020.

BRASIL. Ministério do meio ambiente. Acordo de Paris. Disponível em: https://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/acordo-de-paris Acesso em: 21 de set. 2020.

Mudanças de clima, mudanças de vida. [S. l.: s. d.], Documentário (59 min), Publicado pelo canal: Greenpeace Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-xUt31hgYKQ Acesso em: 22 de set. 2020.

Uma verdade inconveniente. Direção: GUGGERNHEIM, D. Produção: BENDER, L. SCOTT, Z. DAVID, L. GUGGERNHEIM, D. Google play. 2006. (96 min). Disponível para alugar ou comprar em: https://play.google.com/store/movies/details/Uma_Verdade_Inconveniente?id=MwxMrnDkbPU Acesso em: 22 de set. 2020.

Os países que mais emitiram CO² nos ultimos 20 anos. BBC NEWS BRASIL, 2019Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50811386 Acesso em: 21 de set. 2020.

Aquecimento global: 7 gráficos que mostram em que ponto estamos. BBC NEWS BRASIL. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46424720#:~:text=O%20planeta%20est%C3%A1%20agora%20quase,Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Meteorol%C3%B3gica%20Mundial%20(OMM).&text=A%20temperatura%20m%C3%A9dia%20global%20nos,relat%C3%B3rios%20independentes%20de%20dados%20globais. Acesso em: 22 de set. 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pandemia e o papel da universidade no território

Universidade e Contexto Planetário

A Globalização